Por que Galinha Vota em Raposa?

O galo da vizinhança, Seu Catito, já tava cansado de tanta confusão no galinheiro. O sol mal despontava e já era um tal de cacarejo nervoso. “Vou tomar as rédeas disso aqui!”, pensou, peito estufado, sentindo-se o dono do pedaço. Mas logo veio a eleição pro novo chefe do galinheiro, e, veja só, as galinhas, numa decisão de arrancar pena, decidiram votar na raposa!

Agora, me diga: que sentido faz? Votar numa raposa pra cuidar de galinha é o mesmo que colocar o lobo no comando do pasto. Mas o povo tem dessas, né? Raposa é bicho esperto, promete segurança e reforma do galinheiro. As galinhas, tadinhas, ficaram tudo iludida com a lábia macia e os olhinhos brilhando de promessa. Diz a raposa: “Minhas queridas, vou acabar com os ovos roubados! Vou proteger vocês de todo mal!” E lá foram as penosas, votar na danada.

Seu Catito, que não era bobo, até tentou avisar: “Ô, suas bestas! A raposa é que é o perigo! Ela vai jantar cês tudo!” Mas ninguém quis ouvir. Diziam que era intriga da oposição, que Seu Catito tava com inveja da esperteza da raposa, e que só ela podia trazer a ordem que o galinheiro precisava. Era promessa de milho no prato e ração de primeira.

No dia da eleição, o galinheiro virou festa. As galinhas, com seus lacinhos coloridos, cacarejavam animadas. Na boca da urna, elas confidenciavam umas pras outras: “É raposa na cabeça! Chega de galo mandão! Queremos modernidade!”

E não deu outra: a raposa foi eleita com 80% dos votos. Entrou no galinheiro com pompa, toda arrumada, já salivando por dentro. “Minhas queridas,” começou o discurso, “vamos agora implementar as mudanças que prometi!”

Passou uma semana. No começo, tudo parecia calmo, até que começaram a sumir umas galinhas. “Deve ser por causa do novo programa de saúde,” disseram algumas. “Ela deve ter levado pra um retiro, cuidar melhor delas.”

Seu Catito só abanava a crista, já vendo o final dessa novela. Mas quem quer ouvir o galo velho quando a raposa fala com tanto charme, né?

A moral da história? Ora, a moral é essa: galinha vota em raposa porque, no fundo, todo mundo gosta de acreditar em promessa boa, mesmo sabendo que, no final, a panela já tá no fogo, esperando.

João Guató

Pasquim Teológico: sua revista virtual das boas novas com acesso gratuito, de massa e democrático!

Você pode gostar...